terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Curvatura Terrestre


Num dia qualquer das "internets" da vida um amigo acabou me enviando um link sobre uma página de "Terra Plana". Eu fiquei tão chocado com o conteúdo da página, que fiquei um tempo lendo as postagens, pois não acreditava que aquele conteúdo era sério. Para minha infelicidade há um certo "culto" de Terra Plana mais de quase 500 anos, depois "Das Revoluções dos Corpos Celestes" de Copérnico(1473-1543).

Os argumentos tratados na página por sua vez não são falaciosos a primeira visto, entretanto, os argumentos se baseiam no mundo Aristotélico. Quando a Igreja pegou para si as ideias de um plano terreno(comum) a Terra e o Céu era algo Divino. Ou seja, alguns argumentos são religiosos, criacionistas e de pelo menos 6 séculos atrás.

Desta forma, eu resolvi fazer um post comentando sobre a Curvatura Terrestre. Nesta postagem trarei algumas ideias sobre os estudos/experimentos e comentar um pouco da ciência que estuda a superfície terrestre.


Nicolau Copérnico das ideias para o Sistema Heliocêntrico 

Dentro do contexto histórico o modelo Geocêntrico[1] teve um logo "reinado" na história, pois desde que a Igreja Católico ganhou um grande poder político no "mundo conhecido", que se tratava dos grandes feudos e reinos da Europa. Contudo, após anos da crença e ideias Aristotélicas imposta de alguma forma pela igreja, com o começo da formação dos países e o a diminuição da influência da igreja. Logo surgiram outros pensadores e Nicolau Copérnico que marcou a ciência moderna para sempre, com sua Teoria do Heliocentrismo, assim colocando o Sol como o centro e a Terra como mais um planeta, claro que houve uma grande resistência por parte da Igreja e conservadores. Com ajuda de outros grandes nomes da ciência, Tycho Brahe, Johannes Kepler, Galileu Galilei, Sir. Isaac Newton e entre outros. Modelo Copernicano(Heliocentrismo) conseguiu sobreviver e ganhou adeptos, consequentemente teve grande mudanças no modelo que naquela época apresentação problemas.

Todavia, apesar da Ciência ter ajudado a entender o Universo e sua complexidade, talvez ainda falte ainda uma divulgação de estudos e experimentos, pois ainda há muita ignorância(no sentido falta de conhecimento) na população mundial em geral. 


O pais da Ciência Moderna(falta Galileo nessa imagem)

A Geodésia é a ciência que estuda a forma e a dimensão da Terra e o campo de gravidade e suas variações temporais[2]. Esse estudo é tão importante que a partir dele foi possível desenvolver tecnologias como o GPS e claro nosso grande amigo google maps! A importância de compreender a deformação terrestre ajudou nas navegações, nos voos internacionais e muita tecnologia que é útil para sociedade atual. Contudo, como falado no começo do post há um culto de Terra Plana, que praticamente ignora mais de 400 anos de história e conhecimento gerado.

Um dos argumentos mais usado por essas pessoas é porque não vemos essa curvatura, porque se a terra é uma "esfera" teríamos que observar essa curvatura, como fosse uma cachoeira, isso  não é observando no horizonte(digo quando observamos oceano a partir da beira da praia). Porém, pasme o horizonte é uma ilusão proporcionado pela curvatura terrestre[3], assim a "linha plana" que observamos depende de quão curvo é a Terra. Portanto, podemos calcular facilmente a distância dessa linha do horizonte, que depende do observador e sua relação "x" da altura que você se encontra ao nível do mar. A seguir irei colocar uma equação bem simples usando o teorema de Pitágoras, pois fazendo um experimento mental de um observador sobre a superfície terrestre, observando a linha do horizonte podemos chegar num triângulo retângulo.


Onde, R é o raio da Terra(6378,1 km); h altura do observador; D a distância da linha do Horizonte.

Na equação anterior eu considerei que o observador estava ao nível do mar, por isso o termo que "x", que seria a altura que ele está ao nível do mar não aparece, pois é zero!
Assim, podemos facilmente mostrar que a linha horizonte é relativo ao observador e isso não seria possível numa Terra Plana a distância seria estática e igual para todos.


Coordenadas Geodésicas uma solução matemática para compreensão da forma Terrestre.

Na insistência dos argumentos falhos e com base no conhecimento científico e porque não, do bom senso. O culto Terra Plana dizem que essas equações seriam inválidas, pois numa Terra Plana e com dimensões infinita, ou seja, o raio seria infinito e assim não haverá solução para essas simples equações.

Há caminhos matemáticas bem elegantes para demonstrar que esse argumento é uma falácia, mas irei concentrar num experimento simples e realizado, por Alfred Russel Wallace(1823-1913). Muitos estão familiarizados com suas ideias na biologia e importância de sua teoria, Wallace é co-autor da Teoria da Evolução de Charles Darwin, entretanto, seu nome não ganhou a importância que deveria na história. 


Um grande cientista de sua época, com trabalhos na biologia e geografia.

Depois de uma longa viagem para compreender os aspecto de sua teoria que estava mudando nossa visão de mundo. Cerca de dez anos após sua volta a Inglaterra, Wallace entrou em conflito com os adeptos de uma seita que acreditava na Terra Plana. Se a Terra fosse plana, como a firmavam os crentes, seu raio de curvatura seria infinito e não poderia ser medido[4]. 

Então ele decidiu fazer um elegante e simples experimento para medir o Raio da Terra, apenas utilizando geometria básica ele conseguiu achar um valor bem próximo. Abaixo há uma figura do experimento e para melhor detalhamento do experimento leiam a referência 4.



O valor que ele chegou foi de 6428 km, como erro absoluto de 48 km e erro relativo de 0,08%. Ou seja, no experimento simples foi possível encontrar o Raio da Terra. Portanto, com pouco de estudo e conhecimento é possível sair da ignorância(trevas) e compreender melhor nosso Mundo, o Universo.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Referência Bibliográfica e links interessantes:
[4] FERREIRA, Ricardo. Como Medir o Raio de Curvatura da Terra com Auxílio de um Canal de Navegação. Revista Brasileira de Ensino de Física, Rio de Janeiro vol.23 n. 2, 2001. http://www.scielo.br/pdf/rbef/v23n2/v23n2a15.pdf

http://www.bagnirosita.it/curvatura-terrestre_file/frame_orizzonte.htm // para medir a observação da curvatura em italiano;

http://www.ufrrj.br/lga/tiagomarino/aulas/3%20-%20Conceitos%20de%20Geodesia.pdf  // pdf  interessante sobre o conceito de geodésia;

http://ciencia.hsw.uol.com.br/questao65.htm // explicação mais "for dummies" para verificar certos aspectos da curvatura terrestre;









Nenhum comentário:

Postar um comentário