Nos meus primeiros post deste blog eu escrevi sobre sonhos e sua importância para nossa vida, o poder que eles possuem para nos levar há lugares belos e viver momentos gratificantes, entretanto, esse post como vocês já devem está imaginando. Será um pouco mais "dark" e falarei um pouco de mim.
O penúltimo post descrevi meus 8 meses de pesquisa e a sensação de trabalhar na área científica, nesse post eu também apresentei minhas expectativas futuras sobre o rumo que a pesquisa caminharia. Todavia, a vida é muito incerta e cheia de surpresas tanto agradáveis, quanto desagradáveis, nessa ultima duas semanas eu percebi um pouco mais o quanto surpresas do segundo tipo pode interferi em sonhos.
Acredito que já tenha ficado implícito que uns dos meus maiores sonhos é segui a carreira acadêmico(o nome do blog ajuda nessa conclusão), porém essa escolha e caminho ainda é muita complicada no Brasil(em outros países também), pois o retorno financeiro é baixo e de muito longo prazo. Essas condições podem atrapalhar pessoas que estão nas classes mais baixas da sociedade, porque inúmeras pessoas daquela classes(eu me incluiu) precisam garantir sua auto-sobrevivência e como também auxiliar sua família.
Quando eu decidi vim para UFABC eu sabia que era uma escolha muito difícil, pois viver em outra cidade e deixar tudo para trás, amigos, família, emprego e uma certa "estabilidade". Portanto, eu teria que encontrar formas para manter-me aqui e como a universidade é bem inclusiva oferece diversas bolsas/auxílios que seriam pouco, comparado ao meu salário antigo, mas o suficiente para eu viver e estudar. No primeiro ano eu consegui esses auxílios, Bolsa Permanência e a Bolsa Moradia, assim eu consegui fazer 3,5 quadrimestre sem precisar trabalhar ou consegui outras formas de recursos.
Contudo, na última semana eu recebi a notícia que eu não havia conseguido a bolsa de iniciação científica(até que previsto). Só que essa semana(na quarta-feira) eu recebi a notícia que eu perderia minhas bolsas socioeconômica. Isso foi um grande choque, porque eu sempre estive dentro do critério de vulnerabilidade econômica.
Hoje eu estou no meio do quadrimestre restando três semanas para o termino, mas eu não tenho recursos suficiente para manter-me na última semana do quadrimestre. Muitos dos meus amigos e até mesmo orientadora ofereceram ajuda. Entretanto, eu ainda tenho diversos quadrimestre para me formar e manter universidade, pesquisa, agora trabalho e uma sanidade não é uma tarefa fácil. Só posso escolher três dessas quatro, vocês conseguem conceber quais serão as três.
Por isso eu escrevo esse post, como uma despedida(uma breve espero...), pois terei que larga todas as pesquisas que eu estava realizando e procurar formas para manter-me aqui. Para assim continuar a graduação, sim é realmente difícil deixar de lado um sonho, mas no momento atual temos que escolher a sobrevivência.
Espero voltar, então até um breve Adeus.
Reinaldo Inacio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário