sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O abrir dos olhos

O intuito desse blog não é um apelo para assuntos pessoais, entretanto, essa semana foi atípica. Justamente os eventos envolvidos tem correlações com a ideia do blog que é o caminho para se tornar um cientista. 
Ciência está em todos os lugares.

Hoje no laboratório eu parei por um momento para refletir sobre tudo que tinha acontecido até aquele momento. Fiz um exercício de voltar dois anos antes no tempo para entender o quanto tudo tinha mudado. Nessa época eu apenas sonhava em cursar uma universidade pública, no caso a Universidade Federal do ABC(UFABC), mas também tinha o sonho de trabalhar num laboratório de verdade. Aqueles que você ver em documentários e até mesmo alguns filmes de ficção científica. Contudo, eu ainda estava lutando contra as deficiências do péssimo ensino médio público noturno. Todos os sábado eu passava o dia num excelente cursinho comunitário. Mas durante a semana tinha que trabalhar o dia inteiro, cursar o técnico a noite e na madrugada estudar para o vestibular.


Sonhos se realizam!

No ano seguinte conseguir entrar na melhor das Federais(#choroelivre) e no segundo dia de aula foui no meu atual laboratório para conversa com minha orientadora. Praticamente desde minha entrada na universidade estou integrado com pesquisas na área da ciência dos materiais. Eu sintetizo monocristais(bolinhos) intermetálicos e posteriormente estudos suas propriedades físicas mais precisamente as analises magnéticas do material.


Bolinhos, ops Monocristais de Yb9Zn4.2Sb9
Hoje eu faço sete meses dentro do grupo de Materiais Quânticos da UFABC e mesmo como voluntário tenho prazer dizer que o melhor momento do meu dia é quanto tenho que trabalhar no laboratório. Você imagina ir no seu emprego as oito horas da manha num sábado no seu escritório? Se não, você precisa repensar o que você está fazendo, pois quando amamos que fazemos por mais sacrifício que seja sair da cama num fim de semana, o momento de alegria que você tem desenvolvendo algo novo é indescritível. Nessa semana atípica desenvolvemos um monocristais que não tinha sido desenvolvido com a técnica que usamos, ou seja, algo totalmente novo!


Pesquisa científica é muito ingrata com você, entretanto, o prazer e alegria
 que tem quanto tudo está fluindo é algo sem palavras!

Portanto, acredite nos seus sonhos e lembre que o fracasso é apenas um café amargo para um amanha de sucesso.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Cursinho comunitário Afrosan: http://www.afrosan.org.br/ ;
Universidade Federal do ABC: http://www.ufabc.edu.br/ ;
Grupo de Materiais Quânticos: http://gmq.ufabc.edu.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário