Todo mundo já deve ter assistido aquele filme com Ben Stiller, Uma Noite no Museu[1]. No qual ele interpreta Larry um guarda noturno e as coisas dentro do local ganham vida a noite. A cena mais emblemática é o Tiranossauro Rex correndo atrás do personagem. O filme retrata a importância do conhecimento e de que maneira um museu pode fazer parte desse aprendizado não somente para crianças, como para adultos desmitificando as ciências naturais, históricas, sociais e biológicas.
No ultimo ano tive oportunidade de trabalhar num museu científico não muito diferente do museu de História Natural de New York[2] onde o filme se passa. Na verdade também tínhamos uma das poucas réplicas de Tiranossauro Rex da América Latina. A Sabina Escola Parque do Conhecimento[3] é uma iniciativa importante no ensino de ciência no Estado de São Paulo. Desta forma, eu resolvi contar minha experiência que foi trabalhar com ensino e divulgação de ciência num museu, com o público alvo principal crianças do ensino fundamental I(primeira a quarta serie).
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Tiranossauro Rex localizado na Sala da Vida, na Sabina. |
- O que é um Museu de Ciência?Os primeiros museus da história eram geralmente coleções particulares[4] de grande entusiastas de antiguidades e até mesmo animais "exóticos", que buscavam colecionar com um aspecto social de riqueza e erudição. No final do século XIX e da primeira parte do XX os museus dessas coleções pessoas começaram servi de exposição para público e novos museus foram fundados ainda para elite da sociedade. Foi apenas com o decorrer do ultimo século que tivemos a popularização diversos tipos de museus. Assim no esforço de se aproximarem do público passaram a adotar estratégias inovadoras representadas, muitas vezes, pela substituição dos objetos históricos por aparatos didáticos para demonstrar fenômenos científicos. Pretendia-se aproximar o leigo da ciência por meio de um tipo de interação que tinha no manuseio dos aparatos o principal apelo. Como consequência diluiu-se os aspectos culturais e históricos dos objetos tradicionais e massificou-se um modelo que foi disseminado pelo mundo. A eficácia das diversas formas de facilitar, nos museus, o entendimento público da ciência, provocou debates que levantaram muitas questões e que vão desde as diferentes maneiras de apresentar a ciência até sua relação com a sociedade[5].
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Museu de Artes de São Paulo - MASP |
- E a Sabina?A Sabina - Escola Parque do Conhecimento foi idealizada no ano de 2001 pelo governo municipal de Santo André, com a finalidade de suprir as necessidades de suporte científico aos alunos da rede municipal de ensino. Foi então desenhada para ser um grande laboratório experimental, com funcionamento de centro interativo, com a missão de democratizar o acesso ao conhecimento científico, artístico, cultural e tecnológico[6].
Desde que eu ouvir sobre um planetário que é o mais moderno da América Latina, Johannes Kepler[7], antes mesmo da oportunidade de trabalhar na Sabina. Era um local que eu sempre quis conhecer e mesmo morando já mais de 2,5 anos em Santo André. Minha primeira visita no parque foi no primeiro dia de treinamento.
Moderno Projetor do Planetário Johannes Kepler.
Caminhando pelos dinossauros na sala da vida voltarmos a nossa infância quando imaginamos os dinossauros do Jurissac Park[8], pois é possível o observar quanto somos pequenos perto daqueles monstros. O parque conta com três salas principais: Sala da Vida, Sala da Terra e a Sala das Ciências(Física, Química, Matemática).
Nossa primeira turma, apresentando o aquário na Sala da Vida.
O parque também serve de escola para diversas atividades, cursos e workshops muito desses projetos tinham a Universidade Federal do ABC, como grande organizadora desses eventos tanto cursos básico de astronomia para público em geral e também treinamentos e oficinas para os professores de ciências da rede pública do município.
Atualmente(março/2017) infelizmente o parque está fechado por questões de manutenção e principalmente política[9]. Nesse post irei evitar discussão política...
- Crianças e CiênciaVocê já tentou contar para uma criança como funcionam as coisas? Aqueles olhinhos de fascinada, com uma mistura do que você está falando e segundos depois ela perde toda atenção. Então essa era sensação e o desafio de criar roteiros e estratégias para conseguir passar o conteúdo que o parque apresentava para um grupo de crianças da rede municipal. O grupo geralmente de vinte e cinco crianças de oito a dez anos de idade. Muitas vezes encarando aquela visita, como a oportunidade sair da sala de aula e até mesmo comer, pois em algumas escolas não haviam merenda infelizmente(sim eu estou me segurando para não falar de política...).
Porém, o maior desafio era manter o grupo atento as explicações e o que queríamos passar. Porque você pode imaginar o que é ter cerca de 80 crianças numa mesma sala, quando se liga dinossauros robóticos que se mexem e gritam. Assim dentro do mediadores(monitores) combinávamos antes para qual área do parque iríamos levar as crianças para não ter diversos grupos no mesmo ambiente(ainda assim acontecia). Eu fiz ao todo cinco mediações com as crianças, pegando de turmas tão agitadas que eu perdia a voz até turmas tão calmas e interessadas que você podia explicar até física da matéria condensada.
Minha última turma de mediação.
As experiências foram variadas nesses seis meses, mas o aprendizado de ter oportunidade de trabalhar com crianças foi único, principalmente passar ciência para crianças. Mesmo usando roteiros para otimizar de melhor forma o tempo. As vezes era preciso improvisar porque não era uma aula comum e sim algo mais interativo, desta forma as crianças poderiam fazer diversas perguntas. Acreditem, perguntas que não eram simples responder desde reprodução das cobras, até perguntas sobre preservação do meio ambiente. - Divulgação científica e ensino de ciência no Brasil
No mundo há uma crescente nos movimentos e nas ideias anticiência, como Terra plana e o "aquecimento global que é uma teoria da conspiração Chinesa para destruir a economia americana" - Presidente do Estados Unidos da América. O Brasil não é muito diferente hoje os canais de Youtube e páginas de Facebook são maiores influenciadores para crianças e jovens dessa geração, temos muitos canais/páginas que são desserviço para população e sociedade. Desta forma, é muito importante o investimento do Estado e da inciativas individuais para criar formas para divulgar a ciência, como também o ensino de ciência no país. Este blog é uma formiguinha que tenta participar dessa iniciativa para divulgar informação com responsabilidade e consciência!
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Referência Bibliográfica e links interessantes:
[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Night_at_the_Museum
[2] http://www.amnh.org/
[3] http://sabina.santoandre.sp.gov.br/
[4] http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v11n1/05.pdf
[5] http://www.scielo.br/pdf/epec/v18n1/1983-2117-epec-2016180102.pdf
[6] http://www.scielo.br/pdf/bgoeldi/v6n1/a18v6n1.pdf
[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Night_at_the_Museum
[2] http://www.amnh.org/
[3] http://sabina.santoandre.sp.gov.br/
[4] http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v11n1/05.pdf
[5] http://www.scielo.br/pdf/epec/v18n1/1983-2117-epec-2016180102.pdf
[6] http://www.scielo.br/pdf/bgoeldi/v6n1/a18v6n1.pdf
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